Funil de Marketing e Vendas
Marco Ramos domingo, 8 de novembro de 2015
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Hoje vamos falar sobre o que poucos têm falado, muitos vendem seus cursos, porém para o grande público empreendedor, ou seja, micro e pequenos empresários, inclusive aqueles empreendedores individuais, que lutam diariamente para gerar resultados com pouca verba para investimento, ainda existem muitas dúvidas: O Funil de Marketing e Vendas.
O desenvolvimento e atualização de site próprio, aplicação de técnicas de SEO in page e out page, publicação e manutenção em mídias sociais como o facebook e twitter, além de buscadores como o google, por serem fundamentais, requerem emprenho e dedicação diária, para que realmente gerem resultados consideráveis.
E não adianta pensar que uma publicação no final de semana irá trazer bons resultados. São muitos poucos os produtos e serviços em que podemos acreditar que com poucas publicações teremos compradores suficientes para quitar os investimentos e ainda sobrar dinheiro no caixa ao final de cada mês.
Resultados com pouco investimento exigem dedicação, persistência, paciência e mais dedicação revendo dioturnamente as estratégias, palavras chaves, resultados de cada publicação, nova análise dos resultados e reaplicação de novas estratégias.
Muito trabalho de inteligência, conhecimento técnico e mão na massa (pessoas - tecnologia - tempo).... o resultado é rápido e os compradores virão, certamente.
Objetivos
O Funil de Marketing e Vendas digital é uma ferramenta que quando bem aplicada, utilizando os recursos adequados, tornam o processo de gestão de marketing e vendas muito práticos e dependentes de poucas pessoas, desde que qualificadas e treinadas.
Atualmente temos a nossa disposição plataformas completas para geração de todo o processo, desde a construção de sites, squeeze pages, blogs, até a gestão de listas e envio de e-mail-marketing, edição de vídeos. Tudo em um único lugar.
Também agências de Marketing Digital especializadas nestas plataformas, cuidando da configuração e consultoria para que os usuários possam usar com maior qualidade seus Funis de Marketing e vendas.
Características
Com o processo todo desenhado, o empresário passa para o próximo nível, que é a aplicação de técnicas para gerar fluxo de tráfego em seu site, blog ou páginas de redes sociais. Não recomendamos a contratação de tráfego por volume, pois muitas vezes este volume lhe trará pessoas sem a menor aderência ao seu produto ou serviço. Sugerimos o planejamento de estratégias publicitárias diretas, nas quais você estuda seu público e dirige a publicidade diretamente a ele.
Encontramos milhares de formas de divulgar seus produtos/serviços, mas cada qual se destina a um determinado público. Por isso o mais recomendável e que se conheça o perfil do cliente comprador (persona) de cada um dos seus produtos/serviços. Isto remete a maior assertividade no encontro deste comprador, com menor volume de investimento. O ROI de sua verba será muito maior, apesar de seu custo por comprador ser maior, pois o volume de curiosos irá se reduzir drasticamente.
Processos chave
Os processos chave do funil de marketing e vendas são relativos ao produto e/ou serviço ofertado, mas coloco abaixo o que nos permitirá perceber de forma muito didática como funciona este processo:
A entrada do funil é onde criamos toda nossa criatividade para encantar o visitante, com sites atrativos visualmente e informações preparadas para trazê-lo para a próxima fase deste funil. A meta do seu setor de Marketing é atrair através da publicidade, visitantes qualificados e com potencial em aderir ao conteúdo disponibilizado em seu portal / blog / redes sociais.
As etapas de meio de funil são as que mais encontram alterações de empresa para empresa. No caso de nosso exemplo, a segunda etapa inicia quando o visitante demonstra qualquer interesse no conteúdo / produto / serviço. Em geral utilizamos ferramentas como botões de chamada no site, provocando o cliente a cadastrar-se em algum programa, seja de informações, bonificações, seminários, treinamentos, entre outros.
Na próxima etapa, a meta do departamento de Marketing será de fidelizar estas Leads ao conteúdo da empresa, orientando e preparando-o para tornar-se comprador. O conteúdo deverá ser planejado e colocado em ordem cronológica, a fim de construir no cliente o conhecimento e aumentar sua disposição de comprar de sua empresa.
Resultados
Na última etapa do funil (não estamos tratando de relacionamento com clientes), em geral, a lead é encaminhada para o setor de vendas, ou, de acordo com o tamanho da empresa, criamos um setor de pré-vendas, exclusivamente para confirmar o interesse do cliente em receber um contato de vendas. Qualificar o interesse desta lead em se tornar cliente é fundamental para que ele(a) não se sinta com sua privacidade invadida.
Esta abordagem menos invasiva, comparada com a abordagem vendedora de antigamente, ainda utilizada por muitos, não está na pauta de nossos posts, o que não impede de, sob pedidos, trazermos nossa experiência de mais de 25 anos em vendas, sendo pelo menos 15 destes anos, atuando efetiva e diretamente como vendedor.
Conclusão
Os modelos de gestão de marketing e vendas atuais, permitem aos gestores um olhar mais crítico em relação as métricas de captação e gerenciamento de possíveis clientes e clientes, possibilitando maior assertividade no trajeto das pessoas que podem comprar até o momento em que elas efetivamente fecham negócio.
A evolução da tecnologia, fornece ao departamento de Marketing muitas ferramentas para que possa, realmente, poder se comprometer com os resultados de suas companhias e demonstrar, em números, o seu valor indispensável para a manutenção e crescimento das empresas.
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